terça-feira, 4 de dezembro de 2012


O que é ser um designer de moda?


O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, etc. Diferentemente de um estilista - profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas - o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos, etc.

Quais as características necessárias para ser um designer de moda?


- liderança
- criatividade
- ser pesquisador
- saber trabalhar em equipe
- ter habilidades manuais
- conhecimento da anatomia humana
- ser conhecedor da história da arte
- observar de comportamentos

Qual a formação necessária para ser um designer de moda?


Hoje as faculdades e escolas de ensino técnico propõem vários cursos de Moda e Design que podem ter duração de 2 a 4 anos. As disciplinas como história da arte, modelagem, corte e costura etc, podem contribuir e aprimorar muito as habilidades natas de cada designer. Após o término dos cursos superiores, existem os cursos de especialização, que distinguem as variações entre design de moda, gráfico, industrial, etc. É fundamental para um bom designer o conhecimento das metodologias de pesquisa, tecnologias e processos - principalmente de modelagem e costura - para que possa estar sempre aprimorando suas habilidades e percepções, voltadas para o desenvolvimento dentro do mercado atual. Não apenas do produto, mas com as interfaces do ambiente de trabalho, estruturas, métodos, materiais, decoração, embalagem, podendo interferir até na fase de projeção no mercado, mídia, marketing e publicidade.

Principais atividades


O designer de moda pode atuar em diversas atividades, como na própria confecção de novos modelos direcionados à desfiles ou venda, e também na produção terceirizada, ou seja, fabricação de roupagem para outras marcas e/ou empresas. O designer deve procurar os tecidos, fabricá-los, vendê-los ou reproduzi-los. Numa ordem lógica dos procedimentos da confecção, o designer atribui:

- procura do tecido ou material
- desenho e criação de modelos
- corte e costura (no caso de roupas)

Áreas de atuação e especialidades


O designer pode atuar nas seguintes áreas:

- Ateliês de alta costura: participando de todo o processo de produção de uma peça de roupa e acessório, desde o corte até o acabamento final.

- Pesquisa:
pesquisas de público alvo
pesquisas de mercado
pesquisas de tendências mundiais e locais
pesquisa de tecidos e estamparia

- Desenvolvimento e criação:
desenvolvimento de produtos
desenvolvimento de estampas
desenvolvimento de etiquetas
desenvolvimento de embalagens
criação de novas marcas
criação de logotipos

- Fabricação:
fabricação de roupas
fabricação de acessórios

- Produção:
produção de desfiles
produção de catálogos
produção de banners
produção de "looks" para comerciais
produção de vitrines e lojas

Mercado de trabalho


Há grande crescimento de mercado para um profissional de design de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Atualmente, como o profissional não atua somente na produção de roupas, a procura para se ter um designer de moda é cada vez maior. Apesar da concorrência acentuada, um designer pode facilmente se destacar dos outros profissionais pela criatividade. O mercado tem procurado profissionais que tenham bastante prática, por isso estar sempre em contato com a profissão é muito importante.

Fonte(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário